Harley-Davidson linha 2017

Boa Noite, Amigos!

 Conforme prometido, vou fazer um post detalhado e com as minhas opinões da nova linha 2017 apresentada hoje pela manhã.

Vou começar falando de cada família para, no final, discutirmos o assunto principal que foi o lançamento do Milwaukee-Eight.

Primeiramente, como mencionei no post anterior, todas as previsões que fiz nos meses anteriores se confirmaram….do motor aos modelos que saíram de linha..e infelizmente a não incorporação de nenhum novo modelo para este ano (até o presente momento).

Família Sportster

Aqui além das cores novas, a grande novidade para a linha é que as motos já terão o hardware para uso de battery tender já previamente instalados.

Conforme anunciado, a Seventy-Two deixou a linha após 4 anos de comercialização.

Além disso, vimos o fim do programa HD1 de customização de fábrica, que existia para a Sportster 1200 Custom e Street Bob.

As cores já conhecidas desde maio, destaque para a Iron Red Denim que deixou a 883 Iron com uma certa cara vintage que eu gostei.

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Família Dyna

Aqui também sem muitas grandes novidades, a não ser cores novas e a saída da Switchback….muito se falou de um possível retorno da Sport Glide da década de 90, uma vez que o nome havia sido registrado pela HD…mas pelo menos não foi desta vez.

As Dyna virão com o mesmo hardware para battery tender que as Sportster, além da Low Rider vir com o sistema de ignição sem chaves.

O maior questionamento que os leitores irão fazer: “E o motor…vai continuar o TC 96?”
Minha grande aposta e resposta é não!! Provavelmente teremos o 103CI…e explico, os dois únicos mercados onde o TC96 ainda era mantido era o brasileiro e o japonês…e para 2017 as Dynas no Japão serão 103CI…o que leva a crer que poderá acontecer o mesmo por aqui.

Uma outra pequena mudança que veremos no nosso mercado, diz respeito a Dyna Low Rider. Para os mercados internacionais, por questão de leis regulatórias de emissão, teremos o escapamento tipo shorty dual (igual ao da Street Bob) ao invés do (medonho) 2 em 1 que vinha equipando até então.
Se eu comprasse uma Low Rider, era justamente esta modificação que eu faria…então, me agradou muito….vejam e comparem…7575.jpg

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Família Softail

Já a Linha Softail, além das cores e do hardware para o battery tender, viu o fim da Fat Boy Low/Special já que havia um certo canibalismo por conta da versão “S”….porém, em alguns mercados internacionais, como o Brasil ainda teremos a Fat Boy Special, o que nos traduz na informação que a versão “S” continuará longe de nós.

Família Touring

Aqui a grande novidade, é de fato o tão falado Milwaukee-Eight, mas vou dedicar um tópico a parte somente para falar dele.

Na linha Touring, além do motor, das cores e do hardware para o battery tender houve o fim do modelo Ultra Classic Low.

The Milwaukee-Eight

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O Milwaukee-Eight é um motor inteiramente novo, desenhado do começo ao fim…. vem para substituir o Twin Cam que entrou em linha em 1999 nos modelos Touring e Dyna e no ano seguinte na linha Softail.

Frente as normas de emissão de poluentes cada vez mais restritivas, era óbvio que em algum momento o Twin Cam chegaria ao seu limite de possibilidades, mesmo com as recentes mudanças do Project Rushmore.

O Milwaukee-Eight é um motor de comando único (single cam), e é umdos primeiros motores da HD a combinar 2 estrategias para diminuir a vibração, ele é montado sob coxins de borracha e possui também um contrabalanceiro único, o que reduz a vibração em 75%. A vibração está presente com a moto parada, um dos requisitos nas clínicas com os clientes, mas apresenta um rodar bem mais suave. Chegou-se a ser testado um motor totalmente livre de vibrações, mas foi rejeitado nas clínicas.

A presença deste contrabalanceiro é uma alternativa interessante que pode levar o motor a ser colocado na linha Softail em breve sem maiores complicações (ao contrário do que aconteceu como Twin Cam à época, onde justamente levou 1 ano para ser incorporado a linha Softail em busca da alternativa dos contrabalanceiros para quelar a vibração).

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Pela primeira vez na história da HD, temos um motor cujo número de válvulas é oito, quatro por cilindro, onde o objetivo principal é dissipar o calor gerado pelo motor e aumentar a potência do mesmo.

milwaukee-eight_cylinder_head_and_valves.jpgEsta nova câmara de combustão permite que o motor trabalhe de forma cumprir as emissões de poluentes sem sacrificar o maior rendimento de potência, associado a duas velas por cilindro.
Apesar da Harley não divulgar os dados de potência, os dados oficiais dizem quem o novo motor rende 10% mais torque do que o Twin Cam 103.

Além disso, uma das coisas que deve agradar muito aos futuros donos, é que a marcha lenta agora está em 850 RPM e há um novo estator que gera mais energia, com possibilidade 50% mais carga para os equipamentos e acessórios.

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Outras duas boas modificações foram a tampa do filtro de ar (que eu achei medonha) que agora por ser mais estreita, deixa a perna do piloto numa posição mais confortável. E a ponteira do escapamento que agora foi afastada da posição da plataforma traseira, deixando o calor um tanto mais distante do passageiro.

Em relação a tampa do filtro de ar, a linha Screamin’ Eagle oferece uma alternativa um tanto interessante e mais bela com os kits de filtro de alta performance.

filtro SE

A dúvida maior de todos, é como é o som deste motor….?

Eis aqui um clip fornecido pelo media kit da HD (courtesy of Cycle World Magazine).

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Abaixo os links para os vídeos promocionais:

http://www.dailymotion.com/video/x4pxnmf_the-all-new-milwaukee-eight-big-twin_sport

Gostaria muito de ler as opiniões dos leitores….

Em breve estarei em Houston e terei a oportunidade de ver de perto estes motores.

Grande abraxx a todos!

e lembrem-se, vocês leram as novidades aqui antes de todos….rs

9 comentários sobre “Harley-Davidson linha 2017

  1. Pingback: Milwaukee 8 [UPDATE] | GASOLINE SAUCE

  2. Pingback: Sportsters 2017 | GASOLINE SAUCE

  3. Boa tarde! Achas que haverá certo aumento de preço? Uma vez que na linha 2016 o dólar estava a 4,40. Agora 3,20, sendo que o aumento nos EUA ficou em média de U$ 250,00. Além de que praticaram bonificações durante todo ano.

    Curtido por 1 pessoa

    • João,

      Apesar de ainda não haver nenhum dado divulgado oficialmente pela filial Brasileira, é esperado que os preços, no mínimo se mantenham.

      Do ponto de vista do fator “novidade” acho que é bem possível que a HD aumente o preço nas Touring por conta do Milwaukee Eight, para lucrar na novidade.. já que com certeza, haverá muita gente trocando de moto…

      Abraços

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  4. Olá Dr. Como o Sr. é o mestre das novidades/informações da HD.Tem alguma “suspeita” de novidade no lineup 2017 da HD aqui no Brasil?
    Além no novo motor das turing.
    – Street 750? Já com melhoras nos freios/ABS.
    – Roadster ? No lugar das 1200 CB/CA=edições limitadas porque já tiraram a 1200 “normal” de linha em 2016.
    – Softail Slim? Muito especulada no ano passado.

    abraço
    Frank

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