Roadster – Já vimos isto antes…

Caros amigos e Leitores!!

Desde a apresentação a imprensa e ao público da linha 2017 da HD, vinha pensando em escrever este artigo…talvez alguns de vocês concordem e outros discordem de mim…mas vamos lá!

As duas grandes novidades para 2017 aqui no Brasil é o motor Milwaukee Eight que equipa os modelos Touring, que já foi discutido extensivamente neste blog e em outros, além de reportagens e testes da imprensa. A outra novidade foi a introdução da XL1200CR – Sportster 1200 Roadster, ou simplesmente Roadster como o marketing da HD vem usando.

A moto para mim, não é considerada uma grande novidade e vou apontar o por quê disso.

1 – O nome

O nome Roadster não é exatamente uma novidade no universo HD, quem conhece os modelos que a HD lançou ao longo dos seus 114 anos sabe que no final da década de 70 e inicio dos anos 80, houve uma Sportster…..que recebeu o nome de Roadster.

A Sportster daquela época tinha como objetivo ser uma moto estradeira com um certo grau de conforto. Como destaque, a moto tinha uma suspensão dianteira mais longa, sissybar com uma bolsa além de freios duplos. O motor era um Ironhead de 1000cc.

Em 1979, ela ainda tinha o tanque peanut e um escape com saídas uma para cada lado, típico das HD da metade final da década de 70, como a foto abaixo ilustra.

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Em 1980 veio o tanque maior e o escape foi modificado para o tradicional Staggered Shorty Dual

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Este modelo ficou em produção até 1985, quando com a introdução do Evolution na linha da Sportster em 1986 não seguiu em linha…. na sua última encarnação, o tanque já tinha embutido o  e montado no guidão estava o tacômetro.

As fotos a seguir são do catálogo de 1984 do meu acervo pessoal


O nome ficou dormente até 2004, quando na reformulação do chassi da Sportster para ganhar os coxins de borracha, a Sportster 1200 (informalmente chamada de Standard) foi “transformada” em outro modelo….a Sportster 1200 Roadster.

Incialmente lançada com o motor cromado, em 2006 passou a apresentar o acabamento wrinkle black como da foto abaixo (modelo 2007).

sportster

Na linha 2008, ganhou o tanque de 4 galões das 883 Custom e 1200 Custom

xl1200r

para então ser definitivamente eliminada na linha 2009.

Uma nota curiosa é que em alguns mercados, a Sportster 883R também recebia a denominação de 883 Roadster, particularmente no mercado inglês.

Agora, em 2017, a HD trouxe a nova encarnação do modelo….

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2- As peças que já vimos antes…

A Harley tem um conceito que é conhecido chamado de “parts bin bikes”….que nada mais seria um “novo” modelo criado com peças que teriam sobrado de outros modelos.

Aqui torna-se visível este conceito vamos pontuar de onde saíram algumas partes que o marketing faz questão de mostrar como inovador.

2.1 – a Tampa do filtro de ar e a espada com o olho de gato “pendurado”: Você já viu  ambos, tanto a tampa cinza como a espada…em 2007 quando a Nightster foi lançada, olha ai.

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2.2- A Suspensão Invertida e o paralamas dianteiro curto: Você já viu isto em 2 modelos na finada XR1200 (e a sua versão X – XR1200X) e no Project LiveWire

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O velocimetro e a suspensão traseira (que era novidade na linha 2016) já estavam disponíveis no catálogo de peças.

Já tive a oportunidade de sentar em uma tanto nos EUA como aqui no BR e o modelo não me agrada…porém, eu não sou o público-alvo deste modelo.

o que os leitores acharam?

Abraxx a todos

 

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