2016…um ano de mudanças ou não?

Estou de volta a ativa após um pequeno tempo afastado devido a atividades profissionais…….

Sempre nesta época do ano, observo muita atividade no meio HD a respeito do que está por vir de lançamentos para o próximo ano.
Foi através de boatos e fotos vazadas que descobrimos a Muscle antes do lançamento, bem como um sketch de CAD da Rocker antes do seu lançamento.

Muitos dos boatos que circulam, na maioria das vezes apresentam algum fundamento, e depois vem a se confirmar.

Curiosamente, este ano, ainda não ouvi absolutamente nada muito concreto a respeito da linha 2016 a não ser as seguintes especulações:

1- As CVO devem vir com o novo motor de 120 CI lançado recentemente

2- As Touring receberiam o motor de 110 CI

3- As Softail receberiam um redesenho importante

e no caso do mercado brasileiro….finalmente a aposentadoria do Twin Cam 96 em favor do 103.

Em teoria, as 3 especulações são bem plausíveis….visto que sempre que se lançou um motor mais forte ou um kit Big Bore, inicialmente apareceram nas nas linhas mais tops (CVO/Touring).

No meu entender, acho que brevemente devemos ter uma nova família de motores para Big Twin, uma vez que vejo que o TC está chegando no “fim do seu ciclo” frente as possibilidades para cumprir normas do EPA. Atualmente são 16 anos com este motor.

A título de comparação, os outros dois últimos motores (EVO e Shovel), ficaram 15 e 18 anos em linha….veja que estamos chegando no “padrão” de vida útil do motor.

O que vêm pela frente, não tenho como afirmar….mas penso que, com a Indian com 2 motores modernos e mais fortes do que os da HD é de se pensar que venha uma resposta a altura.

Já a questão da Softail, se pararmos para analisar criticamente, é o chassi que apresentou menos atualizações desde a sua atual versão.

– As Sportster sofreram o seu redesenho em 2004 para ganhar os coxins de borracha

– As Dyna em 2006, recebendo as frentes de 49mm, dentre outras atualizações

– As Touring tiveram inicialmente um redesenho em 2009 e mais recentemente em 2014 com a introdução do Project Rushmore.

– As Softail por sua vez, mantém o mesmo chassi do ano 2000, quando foi lançado o Twin Cam 88B.

Para o mercado brasileiro, a minha curiosidade maior é o que já foi mostrado e falado, mas não colocado em prática…..leia-se família Street.

Já anunciada que seria introduzida aqui, e mostrada no São Paulo Harley Days na cor Mysterious Red Sunglo (uma XG 750) até agora não deu as caras nas lojas….aqui mais uma vez, tomo a liberdade de especular.

Com a vendagem difícil e a HD fazendo promoções para alavancar venda, com taxas de financiamentos diferenciadas…lançar um modelo agora seria mais um obstáculo.
A segunda especulação é que, a HD-BR deve apresentar a linha 2016 com um mês e meio de diferença em relação a apresentação americana, que neste ano ocorre em Las Vegas de 23 a 26 de agosto. No Brasil, a apresentação deve ocorrer no salão das Duas Rodas em outubro…e a Street provavelmente irá compor a linha 2016.

Algumas coisas normalmente costumam dar pistas do que irá acontecer para o próximo model year….a primeira delas é a tabela de cores, que mostra os modelos que seguirão em linha…. a ausência de um ou outro modelo já é indicativo que não mais será produzido.

Outras pistas podem ser obtidas através dos documentos de homologação das motocicletas junto ao estado da California. Todos os fabricantes, sem exceção, são obrigados a fornecer dados de emissão dos seus motores por família/modelos.

Hoje, 24/07, foi apresentado parte dos documentos da HD….e até o presente momento, as famílias Sportster (883 e 1200) e Street não apresentaram modificações documentais….o curioso é que ainda não foram apresentados os documentos para nenhum dos modelos Big Twin, o que pode sugerir ou alguma mudança de motor ou modelos novos.
Estarei aguardando para saber melhor, e assim que souber…..dividirei as informações com os leitores.

Em tempo, a Indian também postou os seus documentos e não teremos, até o presente momento, nenhum indicativo de modelo novo, pelo menos na linha Chief (único documento postado)….provavelmente pode haver algum novo modelo com o motor da Scout, lembrando que quando a Polaris deu entrada na patente do desenho da Scout, além do modelo lan∂ado, havia outras 2 variações.

Outro termômetro das novidades será o evento de 75 anos de Sturgis, que tem início em Primeiro de Agosto. A Indian, como tem feito nos anos anteriores, usará o evento para apresentar sua linha 2016….a HD por sua vez, tentará chamar a atenção para o HD Point que está construindo (diz-se que iria estar pronto para o evento) e provavelmente não se atreverá mostrar nada de modelos (embora a Road Glide, no ano passado fora mostrada em Sturgis em consequência do vazamento de fotos).

Esperaremos o dealer meeting, que neste ano ocorrerá na cidade de Las Vegas entre os dias 23 e 26 de Agosto.

Assim que tiver mais novidades, postarei para todos.

Abraxx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s