Associação do HOG….será que vale a pena?

Me tornei membro do HOG em 2002…. ainda que já andasse de HD muito antes do HOG ser implementado aqui no Brasil (que ocorreu no ano de 1996)

O principal motivo naquela época era que havia programado de ir aos 100 anos da HD em Milwaukee e gostaria de desfrutar de alguns benefícios, como eventual compra de ingressos antecipada e poder escolher a hospedagem da mesma. De fato, tive estes benefícios.

Continuei (e continuo) sendo membro, porém a cada ano que passa, tenho estado um tanto descontente que me pergunto, será que vale a pena pagar os 45 dólares pela associação anual??

Quando entrei para o HOG, recebiamos o kit inicial com o patch, pin, carteirinha, um guia de benefícios e o Touring Handbook, que nada mais era de um super mapa rodoviário estado por estado dos EUA e os endereços dos Dealers. Além disso, vinha duas revistas….a HOG Tales e a Enthusiast.

Nos anos que se seguiram, os patches passaram a ser alusivos ao ano corrente da associação, assim como os pins.

Agora, vamos analisar as mudanças que ocorreram:

1- Aqui no BR, o então Grupo Izzo oferecia alguns benefícios como descontos em roupas, peças para os membros. Depois que a HD-BR assumiu o comando das operações….esse tipo de benefício, sumiu.

2- Nos EUA existem os seguintes benefícios que não há nada parecido por aqui

2.1 – o Roadside Assistance, que aqui só vale se você comprar uma HD nova….

2.2 – Best Western Rewards que dá descontos e upgrades….nada similar existe no Brasil

2.3 – Harley Davidson Insurance – oferece descontos a membros do HOG….ainda que o seguro exista no Brasil…não há nenhuma política de descontos

2.4 – Motorcycle Shipping – Possibilidade de despacho de motocicletas com tarifas especiais….novamente, nada parecido existe aqui.

3 – Ainda que vinha duas revistas finas (HOG Tales e Enthusiast) ambas continham reportagens interessantes sobre viagens, motos e curiosidades….com o passar dos anos as duas revistas foram consolidadas em 1 só…chamada de HOG Magazine. Antes da HD-BR assumir…recebiamos a revista americana, que tinha um conteúdo bom, porém após, foi criada a edição local e automaticamente foi trocada da americana para a brasileira.

Veja que aqui, muitos podem argumentar o fato de a revista ser direcionada para o público local, mas imagine o seguinte…você “assina” uma revista americana (por ex. Car and Driver ou Cycle World) e de repente, sem qualquer consulta sua assinatura é convertida para a revista local…sendo que esta não era a sua preferência…. Seria mais interessante que a HD-BR ou tivesse consultado, ou ao mínimo, oferecesse as duas revistas ao público.

Mas o leitor mais atento vai questionar: “Mas não são a mesma coisa? Mesmo conteúdo?” Em partes sim, pouquíssimas reportagens vem da revista americana….mas o grosso da revista brasileira vem dos chapters brasileiros e principalmente as reportagens diferentes (não focadas nas atividades brasileiras) vem da Europa….e não dos EUA. Tanto que, para ilustrar o fato, basta pegar a revista mais recente e verificar que no calendário de eventos, além do rally de Caldas Novas….todos os outros eventos são na Europa….e nenhum listado nos EUA…. 4- Para participar dos passeios, você não necessariamente precisa ser membro do HOG, basta ir a concessionária mais próxima e se enturmar e ir passear…simples assim….não precisa de carteirinha e nada…. o único momento que você eventualmente precisará dela será para se inscrever e frequentar um National Rally ou se for visitar por exemplo o Salão das Duas Rodas, onde alguns dealers oferecem passeios para ver as novidades…e a HD tem um espaço HOG….fora isso… a carteirinha de nada serve. Para encerrar….recebi nesta semana o kit 2015….e pasmem….agora nem o Touring Handbook mandam mais….era útil para planejar viagens e eventualmente selecionar dealers para serem visitados…. Considerei algo medíocre pelos 45 dólares cobrados. Talvez, 2015 seja o meu último ano como membro, já que benefícios são inexistentes….a revista, ao meu ver, insatisfatória e agora…com um Kit ridículo. Fica aqui um registro da minha insatisfação…

Abraxx a todos!

13 comentários sobre “Associação do HOG….será que vale a pena?

  1. Dan, quando a revista “nacionalizou” pensei comigo , “ferrou… logo logo, cai a qualidade.” Fiquei socio por apenas tres anos… Felizmente nao me enganei. Valeu pelo depoimento. Abraço.

    Curtir

  2. Eu não compareço aos eventos oficiais desde 2013, quando estive no São Paulo Harley Days e fui à comemoração dos 110 anos da Harley-Davidson em Milwaukee, e notei que o HOG Rally deste ano foi um marco divisório.

    Acompanhando pelas fotos postadas dos vários Chapters vi que nenhum dos meus conhecidos se animou a comparecer, ou seja, um evento que marcava uma reunião anual de colegas espalhados pelo Brasil simplesmente caiu no vazio.

    E não se pode sequer dar como motivo para isso a distância porque no evento de Mendoza havia um número maior de cariocas que no evento de Caldas Novas.

    Voto com o relator quando diz que as vantagens em ser HOG member estão cada vez mais raras, embora o dealer carioca ainda conceda desconto em peças e vestuários, a falta de serviços que fidelizem o cliente à marca, diferencial principal do HOG nos EUA, só atesta a falta de sintonia que a marca tem com seus clientes no Brasil.

    Com o número de clientes cadastrados, que a cada mês aumenta mais, a fábrica brasileira perde uma grande chance de fidelizar seu cliente ao apostar todo o seu marketing nos produtos life style em detrimento da melhora do relacionamento como cliente.

    Quando a aposta sai do life style para o relacionamento com o cliente surge o reconhecimento desse esforço como é o caso de Rbeirão Preto e Florianópolis que mantém o relacionamento com seus clientes em um nível mais alto. O resultado disso é serem conhecidas como os melhores dealers no Brasil.

    Enquanto o HOG Brasil mantiver executivos que não tenham vivido a experiência de ter e usar uma HD, a experiência de ser HOG member só tende a ser insatisfatória pois dentro da visão de marketing life style a HD é uma marca premium e como tal a experiência em ser HOG member deve refletir a mesma exclusividade concedendo espaço exclusivo ou com evento exclusivo a custos também exclusivos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Realmente, boa lembrança! O site ao meu ver, também piorou muito.

      A única coisa positiva é a possibilidade de acessar as revistas americanas e da Am. Latina…. Mas como ainda sou antiquado (rs) nada substitui a edição impressa.

      Obrigado pela lembrança!

      Abs

      Curtir

  3. Dan, concordo com você. Comigo aconteceu ainda pior: deixei de receber a revista americana e nunca recebi a revista brasileira, Mandei vários emails para o HOG, no Brasil e nos EUA e continuo sem receber nada. Uso muito o desconto dado pela rede Best Western, que são os hotéis de minha preferência. Como vou aos EUA todos os anos, o custo da anuidade é totalmente coberta com os descontos que consigo nas diárias de hotéis. Enquanto estiver usando esta vantagem, continuarei no HOG. Caso contrário, deixo vencer e não renovo. A HD do Brasil está num caminho totalmente equivocado, em relação aos proprietários da marca. O tempo dirá qual será o resultado disto. Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pelo blog, Dan.
    Tenho tirado muitas duvidas sobre o mundo HD lendo vários blogs, inclusive o seu.
    Sou novato em HD e uma duvida que eu tinha era exatamente essa de ser sócio do HOG, e agora, lendo esse post, vou esperar um pouco mais antes de me associar.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Também sou novato em HD, iniciei agora em 2014. E não sei ainda exatamente para que serve o HOG no Brasil. Já tive oportunidade de usar o cartão nos EUA e lá tenho certeza que funciona. Mas aqui. Não descobri ainda quais as vantagens.
    Mas minha decepção é diretamente com o Atendimento da Harley no Brasil e nasceu quanto comecei a ler o Manual de Proprietário que normalmente poucos tem o trabalho de ler. E logo nas primeiras páginas tem uma nota:
    “A Harley-Davidson recomenda que você obtenha informações e treinamento formal sobre as técnicas corretas de condução de motocicletas. No Brasil, ligue para 0800-724-1188 ou acesse http://www.harley-davidson.com.br. Nos Estados unidos, a Motorcycle Safety Foundation® oferece cursos básicos e avançados dedireção segura para motociclistas. Ligue para 1 800 446-9227 (somente nos EUA) para obter informações.”
    Tentei pelo telefone mencionado, mas o atendente desconhecia a informação e ao tentar uma solução por email a resposta foi simplesmente que por hora o curso não está disponível no Brasil e que o atendimento no Brasil é orientado a direcionar a uma de nossas concessionárias autorizadas.
    É uma pena que tratem os clientes no Brasil desta maneira. E não acho que somos somente clientes, somos mais que isso somos apaixonados por motos “MOTOS HARLEY”.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Valeu pelas informações.
    Infelizmente o Brasileiro aceita tudo, desde que ele possa dizer de boca cheia “sou sócio do grupo”
    Curta sua moto com seus amigos ao seu estilo e seja livre para pensar, sem seguir vários rituais e bordões.
    E seja feliz.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Seu blog me ajudou muito a tirar esta duvida. Talvez nao seja o momento certo, e literalmente nao me sinto com vontade de me filiar, mesmo por que ja havia visto as revistas americanas e as brasileiras. Nao agradei, prefiro rodar mim mesma!
    Valeu! Esclareceu bem mesmo minhas duvidas!
    Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Acredito que tenha tomado uma boa decisão… depois de mais de 10 anos como associado, não obtinha nenhum benefício e a revista que gostava tanto fora tropicalizada para pior.

      E o grande ponto é que vc não precisa gastar 45 dólares para participar dos passeios de sabado..rs

      Curtir

  8. Comprei minha Harley este ano 2017, automaticamente estou membro do HOG mas…. depois de ler tudo aqui postado fico realmente em duvida se no ano que vem vou pagar para continuar sendo membro. Estou realmente achando que nao vale a pena. é esperar para ver.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário